Como se livrar da “doença” do sedentarismo?

SedentarismoO sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e pode afetar significativamente a saúde e a vida da pessoa.

E se você considera uma pessoa sedentária, esse artigo vai ser muito útil para você.

E o quanto antes você sair do sedentarismo é melhor, pois ele oferece muitos riscos a sua saúde e até a sua vida. A vida sedentária faz com que a pessoa não use os sistemas orgânicos presentes no seu corpo. E essa medida gera uma regressão funcional que não faz nada bem.

Não importa se você fazer exercícios para perder barriga rápido ou exercícios para emagrecer rápido, se exercitar é uma otina maneira de aumentar a qualidade de vida. Além disso, diversos estudos já comprovaram que as chances de você ter uma vida mais longa tendo como hábito a atividade física são maiores.

A atividade física pode também tornar outras atividades do dia a dia mais fáceis de serem executadas. O corpo passa a ganhar força e resistência muscular. O sistema imunológico também fica mais forte.

E se você busca economizar o seu dinheiro, fazer alguma atividade física é uma delas. Pois sua prática é a melhor forma de você cuidar da saúde e prevenir doenças. Com isso suas chances de você gastar dinheiro com consultas e remédios são bem menores.

Além disso, a atividade física é ótima para a nossa saúde mental e diminui as chances de doenças como Alzheimer.

Como sair do sedentarismo?

Como sair do sedentarismoUma das melhores maneiras de sair do sedentarismo é começando a caminhar. Até mesmo, pela sua facilidade e praticidade de prática. A caminhada é ótima, pois pode ser praticada em qualquer idade e até mesmo em qualquer lugar como na rua, academia, parque, do trabalho pra casa, etc.

A natação é outra boa dica para sair do sedentarismo. Existem muitos benefícios para quem pratica natação, uma delas é a diminuição do impacto sobre as articulações, o que é benéfico para quem sofre com dores nos joelhos, por exemplo.

A atividade física ainda estimula a tonicidade muscular e permite que braços, pernas, cabeça, tronco e quadril trabalhem juntos.

A terceira dica é fazer alguma dança. Afinal, o que melhor sair do sedentarismo se divertindo. A dança te possibilita isso. Além de estreitar amizades, a dança está relacionada ao beneficio mental, de as pessoas fazerem, se alegrarem e terem um momento de descontração.

Dependendo do tipo de dança que escolher, você pode até queimar mais de 1000 calorias, a zumba é um delas.

Veja um vídeo a respeito dessa dança:

A corrida também é ótima para quem deseja sair do sedentarismo. Para quem quer acelerar o metabolismo e perder peso, a corrida é ótima. Por ser um exercício aeróbico, o corpo usa o oxigênio e os nutrientes como glicose, gordura e carboidrato para produzir energia para o músculo, com isso a corrida ajuda eliminar as calorias.

É totalmente possível sair do sedentarismo e manter o corpo sarado sem sair de casa. Como? Fazendo exercícios de alta intensidade!

Esse tipo de exercícios são ótimos para quem não tem muito tempo durante o dia e deseja manter o corpo magro e saudável e a barriga definida. Esse tipo de exercício pode ser feito em casa devido não precisar de aparelhos físicos, isso deve pelo fato que esse tipo de exercício ser feito com o peso do próprio corpo.

E o melhor: cerca de 15 minutos já é o suficiente para praticá-los. A vantagem desse tipo de exercício é que eles são os melhores quando o assunto é perder gordura da barriga e emagrecimento do corpo.

COMPARTILHE:Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Share on Tumblr0

1 thought on “Como se livrar da “doença” do sedentarismo?

  1. Sou extremamente sedentário, mas tenho medo de sair para caminhar, por causa de assalto, e a grana não da para uma academia, estou com 50 anos, e já noto muito a falta de exercício, obrigado pelo artigo, vou buscar uma maneira de sair deste sedentarismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *